terça-feira, 11 de maio de 2010

Justifique

Cena do clipe "A minha alma (a paz que eu não quero) - O Rappa"

Como parte de algo contínuo e presente, sem podê evitar, a violência já faz parte do cotidiano do ser humano. Enquanto uns a acompanham em notícias de jornais e televisão, outros convivem como se fizesse parte da própria família. Os motivos são diversos e as consequências às mesmas: o fim da vida de alguém.

Todos os dias somos "bombardeados" por inúmeras formas de violência e em diversas proporções, é namorado que mata enteado por causo do fim de um relacionamento até mesmo explodir um ônibus escolar, carregado de crianças. E quando assistimos ficamos chocados, revoltados mas desligamos a "tevê" e voltamos a nossa vida enquanto outros nem precisam ligar a televisão, basta pôr a cabeça do lado de fora da janela.

Para grande parte da população a violência é mais presente do que se imagina. Os sons do tiro fazem companhia e as armas já não são vistas somente em filmes de guerra. Eles enfrentam todos os dias da descida do morro pedindo para chegar vivo em casa. São dominados por traficantes em favelas que decidem fazer o papel de Deus determinando quem é merecedor da vida, muitos deles se submetem como se não pudessem ter esse direito, apelam para segurança pública, mas onde estão que não conseguem diferenciar bandidos de trabalhador e assim, essas cenas vão se tornando cada vez mais comum como se fosse normal.

Como uma ação contraditória, a maior justificativa levantada para realizar a violência é a aquisição da paz ou de melhores condições só que esquecem, ou é colocado de lado, que onde esta a melhor condição para aquele que andava e após a bala "perdida" passa a viver numa cadeira de rodas ou onde esta a paz daquela família que vê seu único sustentador atingido por uma faca por não ter mais dinheiro para entregar ao viciado.

Definitivamente, não há justificativa para qualquer tipo de violência, só há consequências. Resultados que só tem como meio, evidenciar a perda do valor da vida constantemente. A única forma de banir essa ameaça é o governo junto com a sociedade agir na educação, nos valores e nas condições de vida para que essa justificativa, melhores condições de vida, não seja mais o seu motivo.